sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Reforma Forrações Porta - Gol


Como fica feio quando o tecido das forrações de porta ou do teto soltam o tecido, não acham?

Bom, meu Gol teve esse problema nas forrações de porta, as 4 estavam soltado o tecido. Acho que em grande parte porque ele ficava muito tempo estacionado no tempo em empresas que trabalhei, pegando sol e esquentando muito o interior.

Fiz um video explicando o processo, mas abaixo também escrevi o post e coloquei imagens, fique a vontade para escolher o que prefere:



Nesta foto, não da para enxergar muito bem, mas o tecido estava soltando principalmente na parte debaixo, deixando uma barriga na forração. Aproveito para mostrar a posição dos parafusos que tem na porta dianteira do Gol G3


Primeiro passo da reforma é achar o tecido que vai ser utilizado. O tecido original não dá para aproveitar porque a parte de trás do tecido, que é tipo uma espuminha, é justamente o que se deteriora e fica colado na porta, deixando o tecido que é bem fino solto. Se for usar este tecido original, a chance de ficar feio é alta.

Eu optei por usar o tecido igual ao centro dos bancos. Por sorte achei o tecido igual, mesma estampa e mesmo tom, em Porto Alegre na Plásticos Azenha.



Com o tecido em mãos, segui na desmontagem dos forros de porta. O forro de porta é dividido em uma moldura plastica e o centro, que é onde há o tecido, que é de um papelão moldado.

Para soltar o papelão eu passei o estilete em uns rebites plásticos que são prensado no calor, foi bem simples.

Com o papelão fora da moldura plastica, começa a parte interessante. É só descolar o tecido e passar uma escova para tirar a mistura de cola e espuma que virá um pó.


Após isto, usei o papelão e risquei o molde dele no tecido



Para colar usei cola de contato. Vi vários tutoriais na internet indicando o uso de cola spray da 3M, inclusive porque tem um tipo de cola que permite descolar e colar de novo, ou ajeitar o tecido. A cola de contato não tem tanta flexibilidade, colou errado, ferrou. Por isso é importante colar em partes pequenas por vez. 

Continua...





Evite apertar com a ponta dos dedos para colar, caso contrário vai ficar o relevo da errada na forração. Eu comecei colando as das portas de trás, assim ganhei experiência para fazer as da frente com melhor qualidade.




Deixe secar muito bem o tecido no papelão antes de ficar mexendo, cortando excessos e coisas do tipo. Aproveite o tempo para preparar a moldura plasticas das portas.

No lugar dos rebites plásticos, eu optei por colocar "parafusos" e depois apertar com arruelas e porcas, o resultado ficou bem bom.

Para isto eu nivelei os furos onde estavam os rebites, e depois dentro de cada um dele, foi um pouco de Araldite com o parafuso. Fotos irão ajudar a entender..



Conferi no carro o comprimento que o "parafuso" poderia ter


Os "parafusos" são parafusos realmente, com a cabeça cortada no alicate.



Cortar a cabeça do parafuso dentro do saquinho evita que ambas as partes, a cabeça e o restante do parafuso entrem em órbita ou irem para o Acre.



Todos colados...



Cortei o excessos de tecido e fiz os furos para passar os parafusos. Apos isto, instalei as arruelas e porcas. Aperto de leve, senão vai arrancar os parafusos do plastico da porta.





Montado no carro. Ao vivo ficou muito melhor do que por fotos.




Para este post é isto, em caso de dúvidas me perguntem nos comentários.

Próximo post do Gol, emborrachamento / pintura caixas de roda.


Abraço, 
Paulo

7 comentários:

  1. Ola, boa tarde, poderia me dizer que modelo de G# é essa forração? comprei um para subistituir o meu da minha parati, e era igual a esse seu, com essa borrachinha macia no braço da porta. quando fui trocar que percebi que era diferente do forra da minha parati que não tem essa borrachinha.. agor apreciso procurar outra porq um dos forros vieram sem essa borrachinha macia do brço da porta mas não to achando pr quando dou procura em 3G tds que aparecem é do modelo da minha , sem essa borrachinha no braço. desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  2. Procuro um forro desse para comprar! Novo ou usado em perfeito estado

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um forro desse usado para reformar. Material original, tem alguns arranhões, mas a parte da forração está boa. Precisa trocar os puxadores das portas.

    ResponderExcluir