sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Limpeza TBI (Corpo Borboleta) e mais - Gol


Uma manutenção preventiva que faço regularmente é a limpeza do corpo de borboleta e atuador de /marcha lenta do Gol, a primeira vez que fiz foi a vez que mais senti diferença, porém mesmo depois disto ainda é sensível a melhora após cada limpeza.

Corpo de borboleta, sujo ainda




A idéia de se fazer a limpeza é retirar a carbonização e óleo que fica acumulada logo antes e depois da borboleta e na face onde há a "vedação" da borboleta com o corpo em si.

A muito tempo desativei o antichamas do Gol, colocando uma mangueira no local mas mesmo assim ainda cria sujeira na borboleta, agora para carros onde o antichamas ainda existe (configuração original de fábrica), a chance da borboleta estar imunda é enorme, porque o antichamas manda para a admissão o vapor de óleo que fica na tampa da válvulas e que sobre do cárter, com isso muita sujeira fica presa na borboleta.

O detalhe é que esta sujeira faz com que você tenha que pisar mais para que algum ar passe pela borboleta, pois essa carbonização cria uma barreira bem no local onde o ar deveria passar, com isso há mais consumo e a impressão que o carro não anda (que você só se dá conta depois que limpa, :) )

CONTINUA....



A limpeza em si é simples, eu utilizo Car 80, tomando o cuidado de não deixar escorrer para dentro do sensor de posição da borboleta, no caso do Gol é ideal trocar a junta de papel que fica entre a TBI e o coletor de admissão. Além da limpeza, eu sempre faço um polimento com massa de polir e depois cera, meu psicológico diz que o ar passa mais rápido ali porque está encerado.. :D




É importante uma atenção extra para deixar bem limpa esta parte onde a borboleta encosta no corpo..




Neste mesmo dia da limpeza, aproveitei para instalar o filtro esportivo de menor restrição que eu havia comprado, a marca é Inflow (http://filtrosinflow.com.br), não ganhei o filtro mas faço propaganda porque realmente gosto do produto. É um filtro de espumas de poliuretano de varias densidades, dessa forma consegue uma ótima capacidade de filtragem com um minimo de restrição.

Além da menor restrição no normal, por ser de espuma ele não incha como os filtros de papel em dia de chuva ou por umidade (um problema de deixar o carro parado na garagem por muito tempo) e ainda é lavável. Eu tenho o filtro a mais de 3 anos e até hoje está perfeito.

O filtro vai no lugar do original dentro da caixa de ar, com isto ainda aproveita o sistema de isolamento térmico e tomada de ar frio originais, diferente de um filtro esportivo cônico por exemplo.



Aproveitando ainda (sim, eu acumulo coisas para fazer quando paro o carro), troquei a mangueira que liga o filtro de ar a admissão (TBI) porque a minha original estava com algumas trincas de tanto eu fuçar.

Comprei duas curvas e para unir elas, usei um pedaço de cano PVC e abraçadeiras.



Resultado final..




E assim termina mais esta manutenção.

Para o próximo post sobre o Gol vou mostrar fotos e falar um pouco sobre a troca da bomba dágua e do radiador que tive que fazer.

Grande abraço,
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário