quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Espelhamento / Polimento - Brasilia


Desde que peguei a Brasilia uma coisa que eu queria muito fazer era um polimento legal para puxar o brilho dela.

Antes de continuar, eu preciso admitir aqui para você, eu sou viciado. Sou viciado em pintura sem riscos, brilhosa e escorregando de tão lisa. Sou aquele cara chato que os vendedores de revenda de carro tanto odeiam. Sou tão viciado e gosto tanto disto, que quase larguei o emprego para abrir uma empresa de detailing, termo em inglês para detalhamento automotivo nos mínimos detalhes. Enfim, não abri a empresa, mas li muitas horas de foruns e comprei bastante coisas, ao longo dos posts vocês verão.

Bom, voltando a Brasilia, quando peguei ela o dono anterior já estava conformado que teria que pintar o carro todo, pois estava sem brilho e com manchas meio rosadas por toda a pintura. Porém, eu já imaginava que um polimento ia transformar o carro. Logo que peguei o carro eu fiz uma pequena prova no teto que confirmou meu pré-conceito, a tinta ficou lisa e as manchas sumiram.

Prova, faço esse quadrado com fita crepe, assim fica fácil de notar a diferença depois.


Aqui sem a fita, dá para reparar bem a diferença de brilho e cor...


Com a luz fora...


Luz dentro da prova,



Depois dos serviços que já mostrar anteriormente, resolvi tocar ficha no espelhamento/polimento. Eu particularmente prefiro chamar de polimento técnico do que de espelhamento, mas o termo tanto faz, vamos à pratica.

Comecei com uma lavagem bem detalhista. Visto que eu ia aplicar cera depois (entre muitas outras coisas) eu usei detergente neutro na lavagem.

Depois de lavada, eu passei a Clay Bar 3M, também conhecida como Pasta Abrasiva, no carro todo. A idéia é tirar sujeiras diversas que ficam acumuladas nos poros da tinta.

Depois da claybar, eu lavei o carro novamente com detergente e iniciei o polimento.

Para o polimento eu usei a politriz, com uma boina de espuma agressiva da Meguiars (agressiva porque ela "lixa" bastante a pintura) e massa de polir comum numero 2.

Segui no processo usando o Glaze (abrilhantador) Poorboys Black Hole, para finalizar a parte de polimento e preparo da superficie para o selante e a cera.

O selante sintético que usei foi o Poorboys EX-R e a cera a Collinite 476s.

Não "zerei" a pintura, mas dei uma boa limpada que trouxe bastante brilho.

Vamos as imagens durante o processo..

50%/50% - na esquerda pintura suja, na direta após primeiro passe com a politriz...


50/50 - é brutal a diferença, tinta muito suja e oxidada na esquerda..




50/50 / capo 



Após todas as etapas, aplicação de cera.. dá gosto de passar a cera, é muito leve para aplicar e tirar comparado aos outros processos.. 



Finalizado...






Por hoje é isto.. próximo post da série Brasilia será sobre limpeza carburadores, balancins e distribuidor.. preparem se para muitas fotos... :D

Abraço,
Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário