segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Testes Lixamento/Polimento Pintura - Ka


Já comentei em outros posts que a pintura do KA está feia, neste post vou falar um pouco sobre os testes que fiz para chegar na receita que creio que dará um ótimo resultado.

Quando falo que a pintura está feia, não quero dizer que está enferrujado, podre, batido, não é exatamente isto, o que quero dizer é que a pintura está suja, com muitos arranhados de lavagem/secagem, sem brilho, áspera, oxidada e para mim, mesmo que seja o carro da minha mulher, não consigo deixar passar.

Farei num futuro um polimento completo na pintura do Ka, mas para já saber qual será a abordagem já fiz alguns testes.

Primeira informação, não vou conseguir trazer a pintura dos mortos à vida só com politriz e massa de polir, as marcas são mais fundas e vou ter que "gastar" (retirar) um pouco da pintura para trazer a mostra uma tinta limpa, por isto farei um lixamento leve e depois disto sim, sigo com massa de polir e demais produtos, vamos a algumas imagens.

Assim está a pintura atualmente, muitos arranhados e sujeiras diversas..


As sinaleiras não estão muito melhores.. assim como os faróis estão esbranquiçados e os vidros com marcas de chuva. Felizmente tudo isto se resolve.


Iniciei o processo com uma lixa 1500 e depois parti para uma 2500, ambas lixa dágua e na mão com taco, não usei lixadeira. Quando for fazer o carro todo, pretendo usar a lixadeira roto-orbital que tenho.

Assim ficou a lataria após lixada, aproveitei e lixei a sinaleira também.



É importante que o lixamento seja realizado quase sem pressão na mão e em movimentos cruzados retos, nunca em círculos.



Após isto fiz o polimento manual com massa de polir nº2. Para fazer o carro todo irei utilizar a politriz, mais pela comodidade do que pelo acabamento, visto que dá para deixar muito bom o acabamento usando o braço.


A esquerda da fita polido, a direita sujo ainda.


Nesta foto dá para ver a "linha" esbranquiçada na esquerda, da parte ainda não polida.


Só para mostrar bem o contraste, aqui uma foto do antes novamente..


.. e agora do depois no mesmo local.


Estimo que irei levar de 3 a 4 dias de trabalho para fazer o polimento completo no carro, a vantagem é que depois é só questão de manter, lavando/secando com cuidado e aplicando cera regularmente.


No próximo post sobre o Ka vou mostrar algumas fotos da desmontagem do cabeçote do motor, e se os Correios colaborarem a montagem.

Grande abraço, 
Paulo







Nenhum comentário:

Postar um comentário