sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Reforma Forrações Porta - Gol


Como fica feio quando o tecido das forrações de porta ou do teto soltam o tecido, não acham?

Bom, meu Gol teve esse problema nas forrações de porta, as 4 estavam soltado o tecido. Acho que em grande parte porque ele ficava muito tempo estacionado no tempo em empresas que trabalhei, pegando sol e esquentando muito o interior.

Fiz um video explicando o processo, mas abaixo também escrevi o post e coloquei imagens, fique a vontade para escolher o que prefere:



Nesta foto, não da para enxergar muito bem, mas o tecido estava soltando principalmente na parte debaixo, deixando uma barriga na forração. Aproveito para mostrar a posição dos parafusos que tem na porta dianteira do Gol G3


Primeiro passo da reforma é achar o tecido que vai ser utilizado. O tecido original não dá para aproveitar porque a parte de trás do tecido, que é tipo uma espuminha, é justamente o que se deteriora e fica colado na porta, deixando o tecido que é bem fino solto. Se for usar este tecido original, a chance de ficar feio é alta.

Eu optei por usar o tecido igual ao centro dos bancos. Por sorte achei o tecido igual, mesma estampa e mesmo tom, em Porto Alegre na Plásticos Azenha.



Com o tecido em mãos, segui na desmontagem dos forros de porta. O forro de porta é dividido em uma moldura plastica e o centro, que é onde há o tecido, que é de um papelão moldado.

Para soltar o papelão eu passei o estilete em uns rebites plásticos que são prensado no calor, foi bem simples.

Com o papelão fora da moldura plastica, começa a parte interessante. É só descolar o tecido e passar uma escova para tirar a mistura de cola e espuma que virá um pó.


Após isto, usei o papelão e risquei o molde dele no tecido



Para colar usei cola de contato. Vi vários tutoriais na internet indicando o uso de cola spray da 3M, inclusive porque tem um tipo de cola que permite descolar e colar de novo, ou ajeitar o tecido. A cola de contato não tem tanta flexibilidade, colou errado, ferrou. Por isso é importante colar em partes pequenas por vez. 

Continua...





Evite apertar com a ponta dos dedos para colar, caso contrário vai ficar o relevo da errada na forração. Eu comecei colando as das portas de trás, assim ganhei experiência para fazer as da frente com melhor qualidade.




Deixe secar muito bem o tecido no papelão antes de ficar mexendo, cortando excessos e coisas do tipo. Aproveite o tempo para preparar a moldura plasticas das portas.

No lugar dos rebites plásticos, eu optei por colocar "parafusos" e depois apertar com arruelas e porcas, o resultado ficou bem bom.

Para isto eu nivelei os furos onde estavam os rebites, e depois dentro de cada um dele, foi um pouco de Araldite com o parafuso. Fotos irão ajudar a entender..



Conferi no carro o comprimento que o "parafuso" poderia ter


Os "parafusos" são parafusos realmente, com a cabeça cortada no alicate.



Cortar a cabeça do parafuso dentro do saquinho evita que ambas as partes, a cabeça e o restante do parafuso entrem em órbita ou irem para o Acre.



Todos colados...



Cortei o excessos de tecido e fiz os furos para passar os parafusos. Apos isto, instalei as arruelas e porcas. Aperto de leve, senão vai arrancar os parafusos do plastico da porta.





Montado no carro. Ao vivo ficou muito melhor do que por fotos.




Para este post é isto, em caso de dúvidas me perguntem nos comentários.

Próximo post do Gol, emborrachamento / pintura caixas de roda.


Abraço, 
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário