sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Troca do Radiador e Bomba Dagua - Gol


Neste post vou falar um pouco e mostrar fotos sobre o processo da troca de bomba dágua e do radiador que fiz no Gol.

Os serviços foram executados em datas diferentes, mas resolvi colocar no mesmo post já que são relacionados.

Primeiro vamos falar com a bomba dágua, um item que querendo ou não tem vida útil. Uma coisa que prejudica a bomba dágua, é o acumulo de ferrugem no sistema de arrefecimento, causado por diversos fatores, entre eles completar o reservatório com água da torneira. Eu aprendi isto por experiência, minha infelizmente.

Esta mesma ferrugem ocasiona problemas de entupimento e desgaste no radiador, chegando a ponto de fura o radiador e causar vazamentos.

Mas o que aconteceu com o Gol? Bom, a bomba dágua foi trocada antes do radiador, troquei ela porque o rolamento selado que ela possui estava com uma folga grande e isso causou um desgaste do eixo do bomba, que por sua vez fazia um barulho de carro velho incrível.

A troca da bomba dágua é relativamente simples, é preciso tirar a correia Poli-V, a polia do virabrequim que toca a correia Poli-V e a capa de plastico que protege a correia dentada, soltei ainda o compressor da direção hidráulica e  recomendo seriamente que tirem o radiador e capas de direcionamento de ar também, tentei fazer o processo com elas no lugar e sofri bastante.

Aqui algumas fotos da troca da bomba... compressor da DH para cima...


Soltei o suporte do compressor da DH para ter um melhor acesso..


.. aqui já com a bomba dágua removida...



Bomba removida, ficando somente o suporte/capa dela.. aproveitem para conferir como está o funcionamento da válvula termostática, que fica na capa da bomba..


Aqui o refil da bomba nova..





Bomba montada.. hora de fazer o processo inverso e não esquecer de reconectar todas as mangueiras...


Antes de trocar a bomba eu usei um produto que se vende em autopeças e serve para limpar o sistema de arrefecimento, soltando toda sujeira e ferrugem. O que eu não contava é que meu radiador estava tão comprometido que no momento que as ferrugens internas sairam, ele começaria a vazar em vários pontos...

E ai começa o serviço da troca do radiador. Por sorte a peça não saiu cara, mas fica a dica para trocar o fluido do arrefecimento regularmente para evitar este tipo de oxidação interna do motor e peças relacionadas.

Comprei o radiador da marca Valeo, marca que era o original do carro. Ao lado, água de bateria, o que você deve usar para completar ou diluir o fluido de arrefecimento se este for o caso. Há fluidos que não necessitam de diluição.


Radiador antigo / Radiador novo... nem precisava legenda né? :)


Limpeza geral dos plásticos relacionados, aproveitando que tirei eles do carro. 


Desde este serviço em 2012, faço a troca do fluido de arrefecimento 2 vezes ao ano e não tive mais nenhum problema relacionado a isto. A manutenção preventiva é sempre o melhor caminho, evita surpresas desagradáveis.

Próximo post sobre o Gol será surpresa.. (não sei ainda qual farei, hehe).

Abraço, 
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário