quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Reparo Freios - Brasilia


Quando eu comprei a Brasilia eu sabia que tinha um probleminha nos freios, era preciso bombar o freio umas 2 vezes para freiar bem. Outra característica é que o consumo de fluido de freio estava alto, na primeira semana com ela usei mais de 500ml, sabia que para algum lugar este fluido estava indo e não via nada no chão.

Resolvi então revisar o sistema para desvendar o mistério, que na prática foi mais rápido do que previa. Ao levantar o tapete de borracha do motorista eu senti um pouco de umidade no carpete. Levantei o carpete e... susto.

Assim estava o assoalho na parte dos pedais, o conduite de freio rompeu justamente ali. Cada freiada lavava o assoalho com fluido de freio.


Passado o susto, fui avaliar o estrago e por sorte estava mais feio do que prejudicado. O que dá para ver nas fotos era o emborrachamento (tinta) que tinha no assoalho que levantou por causa do contato com o fluido. Menos mal, limpei tudo e deixei pronto para no futuro passar uma tinta.

Indo em frente na revisão dos freios, preferi trocar os discos ao invés de dar o famoso "passe" nos que estavam no carro, o motivo é que os discos eram os originais de 1979...


Eu aproveitei os retentores dos rolamentos nos discos novos, estavam em perfeito estado..


"...entao é Natal...", peças compradas para fazer a revisão, os conduítes de freio esqueci de tirar foto, mas vieram no comprimento correto, foi só dobrar com cuidado na mão mesmo e montar.



Discos montados


Vamos então para as pinças dianteiras. Muita gente não recomenda separar/abrir elas para limpar, porém: 1- os pistões delas estavam bem travados, 2- não consegui tirar as pastilhas sem abrir e 3- deu vontade.

Segui as dicas que o Tonella dá no canal do youtube dele nesta sequência de 5 videos: https://youtu.be/YClv2hF7hdM




Abrir foi facil..



Para limpar as pinças eu usei uma técnica de jato de areia caseiro, vocês conseguem mais informações buscando no google pelo termo: "DIY Homemade Soda Blaster"

O resultado é bem interessante, vejam os antes/depois



Depois de jateadas e limpas (usei ar comprimido e água para limpar os dutos), eu pintei elas de preto PU. Serei sincero que gostei mais delas prata, mas fica para outra revisão.


Depois de pintadas eu montei novamente os pistões com seus reparos e segui em frente na remontagem completa



Depois de montada a frente, fui para a parte de trás. 

Lonas e tambores não estavam muito gastos, porém os cilindros de roda estavam estourados, fiz uma limpeza geral e troquei os cilindros de roda por novos.






Faltaram fotos do depois, mas com tudo montado aproveitei para regular o freio traseiro, o pedal subiu bem e o problema de baixar fluido foi resolvido com a troca do conduíte que ligava o cilindro mestre à parte traseira do carro.

No próximo post da Brasilia: "No primeiro dia de chuva que peguei com a Brasilia reparei uma goteira vindo da churrasqueira..."

Fiquem ligados.

Abraço,
Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário