quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pintura churrasqueira - Brasilia


No primeiro dia de chuva que peguei com a Brasilia reparei uma goteira vindo da churrasqueira...

Churrasqueira, caixa de ar, bacia, já vi chamarem a entrada de ar da Brasilia pelos mais diversos nomes.

Minha ex-Brasilia, a azul que irão conhecer em breve, tinha esta entrada de ar da churrasqueira tapada, justamente porque é um ponto crítico no projeto deste carro, origem de uma das infiltrações mais comuns.

Na Brasilia atual, tapar a entrada de ar não era e não é uma opção, pois o projeto é um espetáculo e o fluxo de ar que entra por ali é incrível, quem já andou no meu carro sabe que o vento que circula é forte como uma ventilação forçada de carro moderno de luxo (porque o ventilador de um uno ou celta é brincadeira de mal gosto).

Primeiro passo é tirar as grades da churrasqueira e dar uma boa lavada. Vai pingar para dentro do carro, mas é a ultima vez (se tudo der certo, :) ).

Feito isto, retirei a caixa de ar e os difusores para uma boa limpeza, estavam precisando.

A infiltração acontecia porque esta borracha que aparece na foto estava ressecada e além disso havia alguns pontos de ferrugem que deixavam a água passar.





Lavei tudo com água e detergente neutro, depois passei um jato de ar e deixei secar na sombra.

Como a primeira coisa que fiz foi tirar as grades e lavar a churrasqueira, neste momento ela já estava bem seca. Apliquei então convertedor de ferrugem, conforme recomendação (escovei um pouco co m escova de ação para tirar a ferrugem solta na superfície), acho que foram 2 demãos com 8 horas de diferença, aplicado com pincel.



Depois da secagem final do convertedor, apliquei tinta spray para proteger o serviço.

Gastei um bom tempo isolando tudo, uma área bem grande (quase todo o capo e para-brisas, além de caixas de roda) para evitar spray de tinta onde não deve. Lembre-se, o tempo isolando parece tempo perdido, mas evita o dobro de tempo limpando a cagada depois e secando as lágrimas, talvez não nesta ordem.



Depois de tudo isolado, 3 demãos de tinta spray.




Eu acho que originalmente esta parte é na cor do carro, mas como não acho bege jamaica em tinta spray pronta para uso, vai preto mesmo, :D

Esse foi o resultado final.




Feito isto, remontei a caixa de ar e difusores, na junção da caixa de ar e lataria da churrasqueira, além daquela borracha que estava ressecada, usei 1 bisnaga de silicone preto. Fiz primeiro um cordão na caixa de ar (caixa plástica) onde a borracha encaixa, depois coloquei a borracha e por cima da borracha fiz outro cordão de silicone. Montei tudo no lugar, apertei tudo corretamente e pela churrasqueira usei o resto que tinha de silicone na bisnaga, para dar mais um talento onde poderia entrar água para dentro do carro.

O resultado foi ótimo, já peguei chuva torrencial, já lavei muito o carro, e nem uma gota de água por ali mais.

Lembre-se de verificar se o duto e saída e a mangueira estão totalmente limpos e desobstruídos.

Próximo post será sobre o espelhamento que fiz na Brasilia.


Abraço, 
Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário