segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Limpeza Balancins + Reforma Chicote - KA


Desde compramos o KA ele fazia um barulho forte de batida de válvulas, como no motor Endura é preciso ajustar a folga de válvulas (folga entre parafuso de ajuste do balancim e haste da válvula) e por experiência das Brasilias o ajuste da folga é normalmente ignorado pelos mecânicos, optei por dar esta geral no eixo de balancins, balancins e parafusos, para garantir que tudo estivesse funcionando corretamente.

Esta era a situação...


Bastante sujeira e, não dá para ver nas fotos, uma folga absurda entre o parafuso de ajuste e a haste da válvula. 

Além disto, todos os balancins estavam com seus dutos de lubrificação entupidos, o que colabora para o ruido ser ainda mais alto.


Desmontei o conjunto e limpei todas as peças com thinner para PU.


 Desobstrui todos dutos e depois disto fiz a montagem do conjunto de balancins novamente.


É recomendável que se guarde a ordem de montagem dos balancins, parafusos e varetas de acionamento conforme o manual de serviço do Ford KA. Se eu disser que fiz, estarei mentindo, :)

Este vídeo mostra como fazer o processo:


O resultado foi muito bom, o ruido reduziu bastante, mas ainda ficou um pouco de batida de válvulas no momento que eu acelerava no fundo em giro baixo. Isto esta sendo resolvido neste momento e será assunto para outro post.
****

Seguindo aqui, estes carros com motor Endura, Ford KA e Ford Fiesta especialmente, tem um defeito crônico no chicotes que ficam no cofre do motor. O isolamento dos fios se solta e isso ocasiona curtos na parte elétrica/eletrônica.
No meu KA não foi diferente, vários fios dos mais variados chicotes estavam com o problema, para resolver o problema eu tirei toda a fita que ficava enrolando os chicotes e conferi os fios uma a um cortando a parte danificada e substituindo por um fio novo. Depois disso enrolei os chicotes com fita isolante e corrugado para proteger de calor, água e coisas do gênero.

Vamos a algumas imagens...








Próximo post do KA será sobre alguns testes de polimento que fiz para preparar a melhor receita para dar um UP na pintura do carrinho.

Abraço,
Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário