segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Troca Cabeçote Motor - KA


Bom, como falei em um post anterior, o Ka estava com um barulho de batida de válvulas meio alto, fiz a regulagem porém mesmo amenizando o barulho, ele ainda permaneceu. Como o carro estava fumando logo que ligava, resolvi tirar o cabeçote e mandar para a retifica.

Vamos a algumas imagens do desmonte, vale aqui fazer um alerta, não esqueça de calçar o motor antes de soltar o suporte do motor que fica no cabeçote, eu quase esqueci, ia dar problema.


Eixo e balancins limpinhos, serviço que fiz e esta registrado aqui no blog...



Carbonização na face dos pistões, porém felizmente a parede dos cilindros não tinha nenhum arranhado profundo, somente marcas de brunimento.


Cabeçote bem sujo..


... e carbonizado...


MUITO carbonizado...


Pelo que parece o óleo estava descendo pelas haste da válvula.. a


Mandei o cabeçote para orçamento na retífica e a notícia ruim veio, o cabeçote não tinha salvação, havia trinca entre válvulas, na sede, de dois cilindros, que pelo que me disseram (e pesquisei na internet). Além disso tinha uma folga bem grande nas guias de válvula.

Solução: comprar outro.

Comprei um cabeçote retificado pelo Mercado Livre, o vendedor demorou para enviar, principalmente porque pelo entendi ele não tem em estoque, retifica o cabeçote no momento que faz a venda, não culpo o cara.

O novo cabeçote chegou muito limpo e pelo visto bem feito.. vamos agora as imagens da montagem.












A montagem ocorreu sem imprevistos, fiz os apertos seguindo um manual técnico do Ka, o carro ligou sem problemas, soltou um pouco de fumaça na primeira partida, mas o ruido parece que se resolveu, quero usar o carro mais alguns dias para dar meu parecer final e ver como ficou.

Por este post é isto, para o próximo post do Ka vou salvar imagens do manual técnico que tenho, porque achei muito pouco material sobre o motor Endura pela internet.

Abraço a todos!

Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário