sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Manta Asfáltica Portas - Gol


A idéia surgiu depois que eu e um amigo trocamos os alto-falantes das portas do Golf 2010 dele, fiquei impressionado em como o som era bom para os alto-falantes que tinha, e reparei que uma característica era que as portas do carro eram praticamente seladas, não tinha aberturas tapadas por espuma fina como o Gol, era tudo tapado com lata rebitada ou parafusada.

Pensei.. por que não?

Vi tutoriais na internet e resolvi colocar a mão na massa.

Para não gerar suspense, segue a conclusão: ficou bom! :D

Vamos as imagens:

Primeiramente, esta foi a manta que utilizei. Também conhecida por fita asfáltica. Em um lado ela tem um acabamento prateado/metalizado e no outro é a manta asfáltica mesmo (preta) já com cola para grudar na superfície.



Indo para o carro, a porta do tem este abertura/furo/corte/desenho...


Que é coberto por este material que parece uma mistura de espuma fina e plastico


Primeiro passo foi afastar um pouco a forração de porta e marcar com uma caneta até onde a forração fica, assim eu saberia até onde colar a manta asfáltica depois.


Depois recomendo começar a retirar a cola que fica grudada na lataria. Eu poderia ter usado solvente/thinner ou desengraxante, mas na época fiquei com medo de estragar a pintura. Por fim, usei apenas o soprador térmico e um cartão de credito vencido


Até que funcionou bem, aqui vai um antes/depois



Depois disto, decidi onde iria colar a manta na parte interna da porta, havia a manta original, porém em vários pontos ela não existia


Depois de decidido, ai sim, usei solução desengraxante para limpar bem a lataria e garantir a aderência da cola da manta asfáltica. Isso é muito importante, caso contrário a manta não cola direito e qualquer calor solta ela da lataria.


Feito isto, comecei a colar a parte externa. Depois de encostar a manta, eu usava o soprador térmico para esquentar ela um pouco e com os dedos moldava no relevo da porta.


Nas aberturas, eu usei a própria espuma original. Colando em pequenos pedaços ou cortando conforme o desenho da abertura e colando por dentro da manta.



Assim fiz até cobrir a porta toda, não deixando nenhuma abertura exposta. Logicamente os furos de escoamento de água que ficam na parte de baixo da porta não foram mexidos.



No suporte dos alto-falantes, eu também tentei selar o suporte o melhor possível, para que vazasse menos pressão sonora(?, não sei se é o termo correto) por ali e depois abri um furo para que a porta funcionasse como uma caixa selada.


Fiz isto para as 4 portas e finalizei o serviço muito satisfeito. Fiz em uma tarde de sábado isto tudo. 

Gostaria de trazer meu ponto de vista sobre vantagens e desvantagens que considero para finalizar este post.

Vantagens:
  • Redução de ruido externo: Melhorou bastante o isolamento acústico do carro quando com os vidros fechados.
  • Melhora significativa no som dos alto-falantes que uso nas portas: uso um kit 2 vias Bravox 6", sem cortar as frequências mais baixas, começou a dar para sentir uma batida do som que antes praticamente era imperceptível, os graves e médios ficaram mais pronunciados
Desvantagens:
  • A principal e mais clara é a dificuldade no caso de ter que dar manutenção nas máquinas de vidro, canaletas, miolo da chave ou travas elétricas. Colei a manta por cima de tudo, inclusive parafusos. Ela adere muito bom e tirar ela é um inferno.
  • Peso: querendo ou não, ao aplicar a manta no carro, você está inserindo peso no conjunto todo, ai depende de cada um avaliar se isto é importante ou não.

Próximo post do Gol será sobre a reforma das forrações de porta, fiquem ligados.

Abraço, 
Paulo
















Nenhum comentário:

Postar um comentário