quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Parafusos Esféricos - Brasilia


Um upgrade muito bem vindo nos nossos motores a ar são os parafusos esféricos para regulagem dos balancins.

A grande vantagem deles é a lubrificação na esfera, que é maior que nos parafusos sólidos (onde só voam respingos de óleo).

Para quem não conhece...





Essa melhor lubrificação e somada ao fato da esfera ficar praticamente sempre envolta por óleo, reduz bastante o ruido, de maquina de costura o barulho passa a maquina de costura funcionando mergulhada em um tonel de óleo, hehe.




Para melhorar o fluxo de óleo, eu também fiz uma modificação no próprio balancim, que além desse aumento de fluxo, teoricamente criar uma melhor lubrificação entre balancim e eixo.

Vamos as imagens..

Como eu tinha um jogo de balancins guardados, que era originalmente da Brasa bege, eu fiz o serviço neles. Aqui uma foto deles antes de qualquer limpeza..


Os parafusos esféricos obrigam a se usar uns calços no eixo do balancim, e com o kit de parafusos só vem 4 desses calços o que não é suficiente para permitir a regulagem da folga. Essa modificação no balancim, que eu fiz baseado na dica do Tonella, permite o ajuste mesmo com apenas um calço de altura.

Aqui o balancim original...


Já aqui, com a modificação. Recomendo lixar até que fique sem qualquer ressalto..


Os balancim estavam muito sujos, essa sujeira que mostro na foto saiu do canal de lubrificação de apenas um deles. Limpei usando uma broca e girando com a mão mesmo. 



Balancim sujo X Balancim limpo


Detalhe da modificação para aumento de lubrificação..


Tudo limpo...


Parafusos esféricos instalados..


Pronto para montar..




Tudo montado e ajustado..


Como comentei, esse upgrade é muito bom e dá ótimos resultados, é uma das modificações que mais senti diferença na questão do ruido do carro. O nível de dificuldade eu considero baixo, sendo que não precisa descer o motor nem nada do tipo, só retirar os balancins, coisa que qualquer dono de Fusca ou derivados deve saber fazer depois de ver os videos do Tonella.

Estamos chegando aos dias atuais com relação aos serviços da Brasilia, Gol e Ka, creio que a partir do próximo mês o número de postagens diminua, mas pretendo aumentar a qualidade do material colocando mais videos.

Agradeço a todos que acompanham o blog e o canal.

Grande abraço, 
Paulo







Um comentário: