sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Lixamento e Polimento Farois - Gol


Na semana passada falei sobre minha experiência de quase morte, quando lixei tipo louco os paralamas do Gol e depois quase morri quando vi o erro que eu tinha cometido, o post desta semana é diferente e essa situação ocorreu no minimo 5 anos após aquela, hehe.

Vamos ao problema, os faróis do Gol estavam descascando e muito opacos, em grande parte pelo fato que o carro pegou muito sol durante toda a vida dele, um processo bastante comum é de revitalizar os faróis fazendo um lixamento para limpar e nivelar a superfície e depois um polimento para deixar o plástico transparente.

Foi o que fiz nestes faróis, porém desta vez com ferramentas corretas...

Os faróis estavam tipo este (não tenho fotos do antes, peguei esta na internet, porém é como estavam os meus também).


Eu preferi retirar os faróis do carro, pois eu lavei eles internamente também (sim, água e detergente neutro, sacode igual coquetel e enxágua bem). Com o farol fora do carro eu usei uma lixadeira roto orbital com lixas 1500 e 2000, o resultado do lixamento é este...






O farol tem tipo um verniz (ou é um verniz, não sei ao certo), é importante retirar todo para deixar toda a superfície da lente do farol igual.

Depois de lixado, eu poli as lentes com auxilio de uma politriz, uma boina de espuma agressiva da Meguiars e massa de polir. 

** IMPORTANTE ** Não deixe a boina parada muito tempo no mesmo lugar, plastico esquenta muito rápido e pode deformar ou marcar se você quiser zerar a lente na primeira passada. Vá com calma, eu passei 5 vezes a combinação da politriz e massa de polir nos meus faróis.

Após o farol estar perfeitamente transparente, aplique uma cera de qualidade para manter o farol bonito por mais tempo.

Aqui uma comparação, farol lixado X farol polido..


Resultado final..


Eu creio que até dê para fazer na mão esse processo, mas o trabalho sem dúvida será bem grande. Usando ferramentas eu consegui fazer o lixamento/polimento dos dois faróis em cerca de 3 horas.

Faróis de vidro eu não tenho uma boa dica para renovar, mas creio que a limpeza pesada de vidros, que postei aqui no Blog e Youtube pode ter bons resultados.

Por hoje é isto, no próximo post vou mostrar algumas fotos da vez que tentei fazer uma caixa selada para a porta do Gol.. se deu certo ou não, no próximo post saberemos.

Espero que tenham gostado, grande abraço!

Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário