quarta-feira, 29 de março de 2017

Escape Dimensionado com Abafadores - VW Brasilia


Começando do inicio, a bastante tempo eu queria fazer algo no escape da Brasilia. O que eu tinha era do modelo original (não sei se era o original ainda), estava com alguns furinhos e vazando na junção das bengalas e o escape em si.

Como sabemos, esses escapes originais são muito restritivos, resolvi que iria colocar algo dimensionado (ou próximo a isto) para melhorar o fluxo, além de dar um up no ronquinho do carro. 

O problema, ao meu ver, é que as opções de escape existentes no mercado são feitas para Fusca, e por isso tem a saida de escape bem baixa. Pensei inicialmente em um 4x1 com saida lateral, porque não acho bonita a saida no centro, porém não achei opções dimensionadas e o barulho também não era exatamente o que eu queria. Não era feio, porém não era o que eu imaginava.

Foi ai que surgiu a idéia de fabricar um escape sob medida para o carro, falei com o Paulinho do Surdinão, empresa que faz projetos personalizados aqui em São Leopoldo, conversamos e pelo lado financeiro e de tempo, partir de um escape dimensionado pareceu uma boa opção. Pesquisei opções no mercado e gostei deste escape que comprei na Bunnitu, loja online. O custo foi algo em torno de R$ 160.  Como eu já sabia que o escape direto assim seria muita zoeira, ja comprei abafadores para o projeto, que no caso foram abafadores de Kombi, ao custo de uns R$ 125,00 cada.

Se quiserem ver o vídeo do carro com o escape direto, cliquem aqui.

Mas vamos ao que interessa para este post...


Começamos a função cortando as curvas finais do escape, direto na junção de 2x1 dos dois lados. Aqui vale uma ressalva, esse escape dimensionado veio com esses tubos esmagados por dentro e o pior, o ultimo cano curvado foi enfiado para dentro dessa junção em diagonal e estava obstruindo metade da passagem dos gazes, infelizmente essa obstrução não tenho foto. Vejam abaixo.


Próximo passo foi começar a posicionar os abafadores, optamos por colocar eles "deitados" ao invés de deixar na posição original.



Eu queria ter a opção de tirar os abafadores e deixar o cano reto quando quisesse, para isso colocamos flanges no final dos tubos que ligam o coletor ao abafador.


Foi feito um suporte para segurar parte do peso do abafador e não forçar tanto o escape.



As próximas fotos já são do projeto finalizado, a unica coisa a mais que foi feita foi reposicionar a ponteira esquerda um pouco mais para baixo, porque achei que não estavam alinhadas.






Gostei bastante do resultado em todos os sentidos, o ruido ficou muito baixo quando estou andando sem pisar muito, o escape ficou bem escondido atrás da grelha de proteção, as ponteiras eram o que eu imaginava e o carro ficou tao solto quanto com o escape 4x2 direto.

Em breve farei um video para mostrar o som do escape, que na minha opinião ficou muito bonito, na lenta da para ouvir bem as rufadas de ar/gas saindo de cada lado.

Grande abraço,
Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário